sexta-feira, 8 de abril de 2011

Capela de S. Miguel

A Capela de S. Miguel é uma construção do século XII e situa-se na freguesia de Oliveira do Castelo, perto do Castelo de Guimarães. Foi capela real associada às origens do reino, visto ter sido mandada construir pelos condes D. Henrique e D. Teresa. Segundo a lenda, terá sido lá que o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, foi baptizado, conservando uma pia baptismal que serviu para tal feito.
 É uma construção tardo-românica e o seu interior é lageado com sepulturas que se atribuem a guerreiros ligados à fundação da nacionalidade. Ainda no seu interior avultam uma imagem de Nossa Senhora e do Menino em pedra e de São Miguel em madeira. Possui um portal de volta perfeita e capela-mor rectangular. A fachada principal conta com um portal com duas arquivoltas de arco quebrado e tímpano liso.
Ao longo do tempo foi ficando degradada e, por isso, a Sociedade Martins Sarmento decidiu restaurar a capela em meados do século XIX, sendo reaberta aos fiéis em 1880.
Foi declarada monumento nacional em 16 de Junho de 1910.
 É hoje uma atracção para quem visita a cidade, não só pelo seu valor simbólico mas também por se situar perto do Castelo de Guimarães, ponto de visita obrigatório aos turistas.


 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário